> <*♥*´¯`*.¸¸.*´¯`* GOSTANDO DE BLOG *´¯`*.¸¸.*´¯`*♥*>>

"UM DOS MAIORES DANOS QUE SE PODE CAUSAR A UMA CRIANÇA É LEVÁ-LA A PERDER A CONFIANÇA NA SUA PRÓPRIA CAPACIDADE DE PENSAR" - EMILIA FERREIRO.

sexta-feira, janeiro 12, 2007

BLOGS EM AÇÃO

Os conhecimentos adquiridos pela turma durante os projetos de estudo, bem como as demais atividades, podem ser registradas no blog, sendo possível enriquecer os relatos com links, fotos, ilustrações e sons. Os blogs são usados com o objetivo de desenvolver o hábito de registro e para divulgar boas iniciativas. São estratégias que visam dar a palavra aos estudantes e desenvolver a sua criatividade. Todo o processo, desde escolher o servidor, eleger e editar o visual, inscrever os participantes e decidir o nome e os objetivos do blog, pode ser feito coletivamente. Também é possível fazer do blog um jornal da turma.

VANTAGENS DOS BLOGS EDUCATIVOS

Os blogs são um espaço privilegiado para a organização de aulas, oficinas, pesquisas, onde pode-se sistematizar um assunto organizando-o de acordo com as necessidades específicas de um grupo (de alunos ou professores), constituindo-se em um significativo Webfólio do processo de aprendizagem. A sua aplicação no cotidiano escolar pode se dar na forma de blogs pessoais onde os alunos escrevem livremente, bem como podem ser Blogs voltados para os conteúdos abordados através da publicações de notícias, reportagem, pesquisas, histórias, debates ou através da criação de textos.Alguns motivos para usar blogs como atividade de ensino-aprendizagemA web é uma ótima ferramenta para compartilhar conhecimento.Escrever sobre algo, implica em reflexão e crítica, o que é fundamental no processo de ensino-aprendizagem.Desenvolver a habilidade de gerenciar informação.Desenvolver a habilidade de transformar informação em conhecimento.Evitar o retrabalho docente. Uma vez publicado você só precisa aperfeiçoar!!!Desenvolver o espírito de colaboração(aprender a conviver)Aprender a aprender.A utilização de blogs na educação, possibilita o enriquecimento das aulas e projetos através da publicação e interação de idéias na Internet. Basta adequá-los aos objetivos educacionais, para que o conhecimento seja construído através da interação dos recursos informáticos e das capacidades individuais, criando um ambiente favorável para a aprendizagem.

ALGUMAS POSSIBILIDADES

Para Professores
Desenvolvimento de projetos escolares.Trabalhos Inter-trans-Multi disciplinares.Produção de material instrucional.

Para Alunos
Produção de resumos/sínteses da matéria.Log (descrição) de desenvolvimento de projetos escolares.Aprendizagem colaborativa.

Para professores e Alunos
Conversações sobre assuntos iniciados em sala, e que podem ser aprofundados em Lista de discussão, com síntese num wiki.

Segundo Estatísticas:
15,5 milhões é o total de blogs do mundo
1 blog é criado a cada segundo
30% da população online dos EUA visitam blogs
Em junho forma criados 80 mil blogs por dia
Blogs com conteúdos políticos, estilo de vida, tecnologia e escrito por mulheres são os mais acessados.
Como podemos perceber os blogs na educação já estão fazendo parte do cotidiano de algumas escolas, onde nota-se que sua utilização é bastante favorável ao ensino-aprendizagem.Lévy (1999) “o ciberespaço” suporta tecnologias intelectuais que ampliam, exteriorizam e modificam numerosas funções cognitivas humanas: memória, imaginação, percepção, raciocínios, e que essas tecnologia intelectuais favorecem as formas de acesso à informação e novos estilos de raciocínio e de desenvolvimento. Lévy ainda diz que se deve construir novos espaços de conhecimentos, preferencialmente espaço de conhecimentos emergentes, abertos, contínuos, não-lineares e sugere duas grandes reformas para educação e formação. 1º – introduzir o ensino aberto a distância ao cotidiano da educação. 2º que sejam reconhecido pelo sistemas educacionais as experiências adquirida, visto que as pessoas aprendem com as experiências sociais e profissionais, reforçando aqui mais uma vez a importância de ligar a teoria e prática.Talvez futuramente a comunicação do professor com aluno; professor com vários alunos; aluno para aluno; alunos para alunos, através da interação pela internet facilitara o contato com pessoas de diversos lugares, possibilitando a construção de espaços onde as pessoas podem interagir e estabelecer trocas que atendam seus interesses e que produzam conhecimento de forma colaborativa.