> <*♥*´¯`*.¸¸.*´¯`* GOSTANDO DE BLOG *´¯`*.¸¸.*´¯`*♥*>>

"UM DOS MAIORES DANOS QUE SE PODE CAUSAR A UMA CRIANÇA É LEVÁ-LA A PERDER A CONFIANÇA NA SUA PRÓPRIA CAPACIDADE DE PENSAR" - EMILIA FERREIRO.

sexta-feira, janeiro 12, 2007


Universidade de Caxias do Sul
Curso de Especialização em Informática na Educação
Disciplina: Internet: Aplicações Pedagógicas
Professora: Simone Cristine Mendes Paiva
Assunto: Sites Educacionais Aplicados ao Ensino

Tarefa nº 4


Este é um site interessante que pode ser acessível a varias disciplinas de diferentes séries. Além de ter um shopping online onde pode ser pode-se comprar: apostilas,,,, cds, jogos, etc... Ele poder ser usado para pesquisa e também com atividades interativas. Dependendo o usuário nem todos os softwares são atrativos e com recursos limitados para prender a atenção do mesmo, seu conteúdo um tanto superficial e limitado no que se refere a pratica pedagógica, alguns jogos podem ajudar a desenvolver o raciocínio lógico, e adquirir habilidade e competência , além de ampliar a motricidade, podendo o usuário desenvolver uma analise critica e autônoma sobre os jogos e a maneira pela qual ele é elaborado.


É um portal não governamental com diversas parcerias onde pode-se encontrar noções de cidadania e ajuda as pessoas de baixa renda a saberem seus direitos e ajudar encontrar ajuda através das diversas atividades . Sue ambiente é informativo e voltado para assuntos como de relevância social e problemas de ordem nacional, voltados mais para pais, educadores em relação a valores humanos.


Este site é bastante atrativo chama sua atenção pelo colorido na home page, além de ser de ter jogos ele mostrar de forma clara conteúdos sobre vários assuntos. Seus jogos são bastante dinâmicos e certamente vai despertar a curiosidade do aluno, pode-se usar em várias áreas do conhecimento que pode ser adaptado tanto nas séries iniciais do ensino fundamental e das series finais do fundamental, (dependendo da forma como for direcionados), não deixando de desenvolver a habilidade e competência nas varias áreas do desenvolvimento humano.Podemos usar-lo para pesquisa sobre vários assuntos de forma prática e com links onde se pode aprofundar o assunto.

http://www.labvirt.futuro.usp.br/

Este site é bastante interessante; é todo baseado em simulações, porém destina-se para o ensino médio. Algumas curiosidades podem ser aproveitadas para o fundamental, assim como fatos cotidianos, mas os questionamentos, os exercícios, os problemas são complexos para estes, pois precisa saber as fórmulas da disciplina de Química ou Física.De um modo geral, é um site de fácil manuseio, atrativo; possui todo um contexto voltado para a realidade do dia-a-dia, com uma introdução em forma de história, com personagens e tal.O interessante que não se consegue prosseguir até não responder corretamente o problema.

http://rived.proinfo.mec.gov.br/

É um site do governo federal, dentro do projeto do proinfo.É destinado também para o ensino médio. É pesado, por conter muito material, logo difícil de navegar (linha discada). Possui jogos bem interessantes na proposta, em todas as áreas do ensino, porém não consegui abrir nenhum link. Poderia ser de navegação mais fácil, já que as escolas possuem suas limitações quanto à internet.Usando uma conexão ADSL o site abre, mas mesmo assim é demorado e, portanto desestimulante. A busca deixa o usuário confuso em como proceder e o que buscar. Precisa já ser conhecedor do conteúdo.Abrindo o jogo “A Matemática e as Artes Visuais”, no livro da atividade não apareceu nada após carregamento da página, o que acaba fazendo o usuário desistir.

http://cesta.cinted.ufrgs.br/form.consulta.php

É um site difícil de ser acessado, pois precisa, inclusive de cadastro. Mesmo com ADSL é demorado. Ele remete para outros endereços, o que o torna demorado também. Não se entende muito a sistemática dos jogos, mas parecem ser bem interessantes quanto proposta.Abrindo o jogo “A Bruxaria”, no link Carta da Bruxa, não funcionou, pois as letras, ao redigir, ficavam sobrepostas.

DISCIPLINA NOME DO JOGO SÉRIE CONTEÚDO APLICAÇÃO

Artes - "A Duas Mãos" - 3ª-4ª-5ª -Linha, Formas, Cor, Espaço,etc. Além de integrar o grupo.O aluno compreende que cada pessoa tem uma idéia, e que juntos podem criar algo que melhor.
Artes - "Montando Foliões" - 1ª a 4ª -Noção do corpo, Cor, Forma, Estética, etc. O aluno pode montar sua própria fantasia de carnaval, utilizando cores que mais gosta e a fantasia que gostaria de ter. Desafiam o aluno a serem mais criativos e espontâneos.

Ciências - "Cata Sucata" - 1ª -4ª - Conservação do Meio Ambiente Desenvolver o aluno desde cedo a separação do lixo, além de mostrar a classificação de lixo seletivo e orgânico.
Ciências - "A rotina de um Formigueiro" - 1ª - 8ª séries - Pesquisa sobre o Habitat e modo de vida das formigas Para os alunos de séries iniciais o professor orienta através da fácil visualização a compreensão de como é um formigueiro. Já para as séries seguinte pode-se usar para ampliar a pesquisa, gerandoquestionamento e dúvidas.

Português
- "Charadinha- 5ªsérie" - Matar a charada usando os enigmas com letras. Desenvolver o raciocínio lógico e relembrar nome de aumentativo, diminutivo, formação de palavras, etc.
Português - "Letra Maiúscula e Minuscula" - 1ª e 2ª série- Conhecer letras do alfabeto Maiúscula e Minúscula. Desenvolve a memória, conhecer melhor as letras do alfabeto, diferenciar letras maiúsculas e minúsculas.

Física
- "O Primeiro Amor de Mel" - Ensino Médio. Trabalha a questão da distância X tempo X velocidade. Ajuda na simulação, e conseqüentemente na compreensão e aplicação das fórmulas
em questão. Exige conhecimento prévio.
Física (Matemática) - "A Química dentro de um Bolo" - Ensino Médio(podendo também para o Fundamental – séries finais) Faz simulaçãosobre a porcentagem, proporção. Faz compreender a importância do bom uso da porcentagem eda proporção na obtenção de resultados satisfatórios. Fácil de entender, não precisando aplicar fórmulas decoradas.

Química
- "Solvente no Motor"- Ensino Médio (interessante para todos) Questiona a pureza da gasolina. Mostra como qualquer cidadão pode valer-se da química e dos órgãos públicos para saber se está utilizando um combustível dentro dos padrões nacionais de uso, a fim de não comprometer veículos, o meio ambiente e a questão financeira. Bastante conscientizador, porém exige conhecimentos prévios.
Química- "Acidez do Vinagre na Salada"- Ensino Médio Questiona a qualidade do vinagre comprado.Mostra como se faz uma testagem para apurar a qualidade de consumo humanodo vinagre, através das reações químicas. Muito interessante, mas exige práticas de laboratório de química

OUTRAS REFERÊNCIAS DE PORTAIS DE EDUCAÇÃO

Este site tem muitos jogos educativos e é muito diversificado. Qualquer criança pode usar. Noções de cidadania, cartazes para imprimir educativos, campanhas sobre vários assuntos.

TEATRO - CARTÕES- DOWNLOAD -RÁDIO- NOVIDADES MÚSICAS

PERSONAGENS -3D VIRTUAL- REVISTAS -DIVERSÃO -SOFTWARE- ENGLISH ITALIAN
Experimente é muito bom, além disso quem esta aprendendo uma língua pode usar o inglês ou o italiano.

É um site produzido pelo Prof. Paulo Lee o qual funciona como um blog da disciplina de Física, pois propicia a interação com alunos. Há atividades práticas e o direcionamento para outros links da área e da educação em geral.

Este site apresenta o jogo Trilha do Conhecimento, o qual se baseia em perguntas e respostas, em vários níveis e áreas do conhecimento. RECOMENDADO!!Há outros jogos desafiantes além deste.
ANALISE DE MELHORES SITES EM APLICAÇÕES PEDAGÓGICAS

Analisando todos os sites, podemos observar que todos tem seus pontos positivos e negativos,o que é necessário que os professores se apropriem dessa linguagem e explorem as várias possibilidades deste novo ambiente de aprendizagem. Conduzir suas aulas, aproveitando o que pode ser oferecido de melhor no ambiente virtual, mostrar a seus alunos como é possível não deixar de utilizar a ferramenta quando um determinado assunto se esgota. Estimular a criatividade, desafiar para que questionem e criticam os diversos softwares apresentados, tronando o aluno um cidadão consciente e autônomo em suas decisões.
Análise feita por: Rosa e Ivanete