> <*♥*´¯`*.¸¸.*´¯`* GOSTANDO DE BLOG *´¯`*.¸¸.*´¯`*♥*>>

"UM DOS MAIORES DANOS QUE SE PODE CAUSAR A UMA CRIANÇA É LEVÁ-LA A PERDER A CONFIANÇA NA SUA PRÓPRIA CAPACIDADE DE PENSAR" - EMILIA FERREIRO.

sexta-feira, janeiro 26, 2007

Vera Lúcia Camara F. Zacharias, mestre em educação, pedagoga, diretora de escola aposentada, com vasta experiência na área educacional em geral, na implantação de Cursos Técnicos de Nível Médio e pós-médio, assessoria e capacitação de profissionais para a utilização de novas tecnologias aplicadas à educação, alfabetização e formação continuada do educador.



INTERNET: FERRAMENTA EDUCATIVA

A Internet pode ser uma ferramenta poderosa, quando trabalhada com inteligência, para ser utilizada com os alunos como instrumento de aprendizagem. Para isso é necessária uma mudança de atitude frente ao conhecimento que se encontra disponível na rede.
Dissemos pode ser, pois, intrinsecamente ela não o é.
Para que seja usada de forma útil ao processo de ensino aprendizagem é necessário que o professor possua uma sólida formação docente e que sua ação educativa situe-se tendo como referência uma programação didática precisa e eficaz.
Para garantir o êxito da incorporação do recurso informático como instrumento útil para a atividade intelectual, criativa e profissional, é preciso que se garanta uma capacitação docente ao somente a nível técnico, como também, fundamentalmente pedagógica. O professor precisa apropriar-se da tecnologia em função de seus interesses profissionais, para que possa situar-se, avaliar e planejar sua aplicação em aula.
A partir dos cursos de capacitação, os professores poderão desenvolver projetos educativos que integrem o uso da Internet aos temas curriculares.
Um possível esquema para projeto de capacitação.

FORMULAÇÃO DE OBJETIVOS, PROCEDIMENTOS E RESULTADOS

OBJETIVOS GERAIS

PROCEDIMENTOS

Que os professores:

*Compreendam a necessidade de capacitação para poder implementar com êxito um projeto inovador a nível da instituição.

*Reflitam sobre suas práticas colocando ênfase nas inovações pedagógicas nos campos disciplinares e na interdisciplinariedade.

*Aplicar um questionário aos professores sobre os conhecimentos de Internet, cursos de capacitação, aplicação de seus conhecimentos às atividades docentes, resultados desta aplicação, utilização de programas educativos.

*Análises dos resultados obtidos.

*Implementar um curso de 30 horas de duração, a distância ou presencial.

OBJETIVOS ESPECÍFICOS

PROCEDIMENTOS

RESULTADOS ESPERADOS

1) Estimular o interesse dos docentes pelo mundo da Internet e suas aplicações através de um curso prático

1) Realizar um curso para desenvolver habilidades de busca, seleção e organização da informação.

1) Potencializar o uso da Internet como recurso didático nas atividades de aula.

2) Incentivar os docentes na elaboração de projetos interdisciplinares, com a incorporação da Internet como recurso didático.

2) Desenvolver projetos e aplicações educativas curriculares interdisciplinares, com a incorporação da Internet, em função do enriquecimento do processo ensino-aprendizagem.

2) Espera-se concretização com êxito de projetos interdisciplinares tendo como eixo articulador o recurso da Internet

3) Possibilitar o conhecimento das potencialidades didáticas das diferentes ferramentas da Internet como una nova e imensa fonte de informação.

3) a- Utilizar os buscadores WEB para consultar informação atualizada sobre os temas que serão tratados em sala de aula.

3) b. Buscar espaços WEB de instituições que realizam experiências inovadoras de ensino para obter idéias que possam ser de aplicáveis a sua própria escola.

3) Espera-se que essas ferramentas de busca de informação sejam aplicadas em aula.

4) Impulsionar e promover o uso das comunicações telemáticas nas escolas mediante a difusão de criações pessoais.

4) Acessar materiais didáticos on-line, guias didáticas, programas educativos, etc., que possam ter sido preparados pelos professores.

4) Aumentar a difusão das criações pessoais

Achei este texto bastante interessante para que possamos nos aprofundar mais sobre o uso da intenet na educação.

Marcadores: